-
Arquitetos: Bajet Giramé
- Área: 410 m²
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de dois apartamentos de amigos interligados em um ático em Poblenou, Barcelona, está relacionado à prática do loft como paradigma da livre apropriação do espaço, em um sentido técnico, político e temporal. Os limites tradicionais, como os de propriedade ou as esferas de lazer, trabalho e estar, se sobrepõem e se misturam. Existem lugares íntimos de uns e de outros, assim como espaços para compartilhar. Relações produzidas por meio de limiares que, por sua vez, regulam interações climáticas entre um interior e um exterior também diluídos.
A intervenção celebra o pragmatismo da planta livre deste edifício industrial de 50.000 m2 de 1970. Com esse objetivo, explora-se uma poética construtiva baseada na sobreposição de estratos e objetos distintos.
Assim, cada material ou dispositivo dessa paisagem habitacional é mostrado cru e tem certa autonomia, inclusive temporal, para poder ser desfrutado e transformado ao longo do tempo. Os dois ambientes, cada um envolto por uma pele térmica e blocos de concreto de expressão quase têxtil, são mantidos conectados por meio de limiares, translucidez, cortinas e reflexos. Esses recintos foram mantidos inacabados, abertos em alguns pontos, permitindo passagens entre os diferentes locais.
A tipologia do edifício direciona o olhar para uma única fachada frontal, voltada para a favorável orientação marítima da cidade de Barcelona. Uma pequena constelação de dispositivos explora limites entre construção tradicional e produção digital, dando sentido a cada recanto habitável. Móveis em compensado de madeira, produzidos com CNC e montados por encaixe, ocupam o espaço como "pequenos volumes", tornando-se um suporte primário para locais de trabalho, armazenamento e descanso.
Estruturas de aço inoxidável, produzidas a laser e montadas por encaixe e dobra, são conectadas a rotinas de cozimento e limpeza. Em um gesto pragmático, banheiros e instalações são contidos em volumes de gesso acartonado, cujo interior expressa diversas configurações espaciais e cromáticas.